22/03/2020

EMPATIA x CORONAVÍRUS

Empatia

1. capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.

2. capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.

PSICOLOGIA - processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro.


SOCIOLOGIA - forma de cognição do eu social mediante três aptidões: para se ver do ponto de vista de outrem, para ver os outros do ponto de vista de outrem ou para ver os outros do ponto de vista deles mesmos.

Coronavírus


O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavírus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).
Os casos foram inicialmente registrados na China e depois em outros países. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças ou terceira idade. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. 

A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

É possível se proteger mantendo-se afastado, lavando as mãos com frequência e evitando tocar no rosto.

                                       



Empatia x Coronavírus

Momento de pensar no próximo em varias situações:

- No supermercado

Quando for comprar os mantimentos e mesmo com a necessidade de estocar pensar com razão e não a emoção, pois não precisamos levar tudo e deixar o próximo sem o produto. Lembre-se que muitos ainda vão as compras pois estão esperando o dia do pagamento.

- Ficando em casa

Sem necessidade de sair de casa pra ficar de bobeira conversando com amigos ou vendo o movimento da rua, mesmo não fazendo parte do "grupo de risco", se resguarde pelo próximo pois os que fazem parte não estão longe de nós. Esse grupo são nossos avós, pais, nosso vizinho idoso, é o conhecido que está em tratamento contra o câncer ou outra doença debilitante/crônica, é a amiga que tem asma ou bronquite

- Saúde Mental

O momento é delicado, de resguardo e a vai ter minuto de desespero por sentir-se preso e é nessa hora que precisamos estar com nossa saúde mental bem para nesse momento n'ao nos abalarmos.
Vamos reinventar os jogos de salão, as brincadeiras em família, as conversas no momento das refeiçoes, usar a tecnologia a nosso favor usando aplicativos para videochamada com as pessoas queridas, tem um muitos legais pra você reunir a galera a distancia (house party, skype e outros) mandando mensagens positivas pelo whatsapp, telegram.
Vamos cultivar hábitos saudáveis, estudar a Bíblia, ler um livro, fazer atividade física na sala, assistir filmes de comédia, procurar manter a mente com pensamentos positivos.


#ficaemcasa
#euficoemcasa
#deuscuidadenos
#tudoissopassara
#todoscontraocovid19
#vamosfazernossaparte


Aqui nesse casamento aproveitamos a quarentena para nos curtir!